Feb 27, 2009

Citroen AX e a Grande Muralha - 雪铁龙与长城

Esta tarde lembrei-me de repente numa publicidade que me impressionou quando eu era mais novo, em França (uma entre muitas). Fui então ao YouTube e encontrei-a!

Trata-se de uma publicidade dos anos 80 (segundo sites chineses de 1987) da Citroen AX filmada nada mais, nada menos na Grande Muralha da China!



Ao que pude apurar, esta campanha publicitária terá (uma vez ultrapassado os diversos problemas com as autoridades e o Governo Central para obter a autorização de tal filmagem) custado bastante financeiramente. Parece que, o troço da muralha que na época tinha já sido restaurado (destinada ao turismo) era demasiada curto para o que pretendia a agência publicitária. Assim sendo, em troca, a Citroen terá financiado a restauração de um troço suplementar da muralha (esta informação carece ser confirmada) bem como o pagamento de outros (inúmeros) encargos.

Os problemas foram de diversas ordens, nomeadamente, simbólicos. De facto, Citroen em chinês é "雪铁龙", Xue Tielong que significa literalmente Neve, Ferro e Dragão. Ou seja, a Citroen seria um dragão de ferro. A Grande Muralha é ela também considerada um dragão (um dragão de fogo, creio eu), pelo que um dragão de ferro nunca poderia andar às costas ou às cavalitas de um dragão de fogo...

Mas mesmo assim, no fim, as filmagens foram autorizadas.
No entanto, algumas cenas poderão ter sido filmadas em França mais precisamente em Boulogne-Billancourt (uma comuna francesa), departamento de Hauts-de-Seine.

Bem, de qualquer maneira fazer algo desta natureza e envergadura na China e com um edifício classificado como Património Mundial da UNESCO (nesse preciso ano! 1987) seria hoje algo, se não impossível, muito contestado e polémico! E com toda a razão, diga-se de passagem.

Enfim, fora isso e o estereótipo dos dois chineses no fim, não deixa de ser interessante, não acham?

No comments: