Feb 23, 2009

Um estrangeiro na China - 外国人在中国

Situação a que ainda me é difícil acostumar é a de sermos, constantemente, chamados de "laowai" (老外) sempre que colocamos o pé fora de casa. Sejam crianças ou adultos; estudantes universitários ou trabalhadores migrantes a palavrinha sai imediatamente da boca.

Na internet o debate sobre o significado do termo é longo e as opiniões quanto às intenções dos que o utilizam são divergentes pelo que não vou aqui debater-me sobre o sentido da palavra. Vejam a título de exemplos alguns blogues e sites:
Sanpaworn: Lawai
http://sanpaworn.vissaventure.com/?id=123

The Kangaroo and the Dragon: Seven Ways to Say "Foreigner"
http://www.waze.net/china/laowai.php

People's Daily Online: Is "Laowai" a negative term?
http://english.peopledaily.com.cn/90001/90780/91345/6325229.html

Wikipedia: Laowai
http://en.wikipedia.org/wiki/Laowai

Beyond well being: The "Laowai", Racism and Personal Space in China
http://beyondwellbeing.com/al/1998/01/the_laowai_racism_and_personal.html

Muitos chineses conhecidos meus dir-me-ao que a designação perdeu a sua conotação incial, pejorativa sendo actualmente um coloquialismo, usada indiscriminadamente.
Acredito que sim, da mesma forma que também acredito que alguns deles (meus amigos) se sentem incomodados com essa realidade.

A verdade é que, pelo que me pude aperceber, uns utilizam-na para demonstrar espanto, outros desprezo e há também quem a utiliza de forma ingénua, inocente.
No fundo, não me sinto realmente ofendido mas, verdade seja dita, não gosto e cansa sermos sempre apontados do dedo, observados de forma descarada e denominados desta forma à toda a hora.

Enfim, sempre é melhor do que a designação utilizada em Macau "鬼佬" (Guilao) que literalmente significa demónio/espírito e tipo (no sentido popular de indivíduo; sujeito).

Uma pequena nota sobre a tradução da palavra "estrangeiro" no título deste artigo/post: "外国人" (wei guo ren) que significa à letra, pessoa de país estrangeiro, termo "mais em conta" que designa qualquer pessoa que não seja nativa da China.

1 comment:

外国人 said...

Caro amigo,

blog interessante sobre a vida na China.
Mas ainda continua em Macau?

Cumps

Francisco (assis@web.de)