Apr 11, 2009

A festa do Qingming (Suprema Claridade) – 清明节

O último fim de semana foi um final de semana prolongado visto que na 2ª feira foi feriado! E isso dá-se pelo facto de celebrarmos na China o Qingming.

Contrariamente à grande parte das celebrações tradicionais chinesas ligadas ao calendário lunar, a Festa do Qingming está ligada ao calendário solar.
Esta celebração está associada às mudanças climatéricas e ao ciclo agrícola. É celebrada no terceiro mês lunar (Abril), época relacionada com a crença de que a vida se renova nos primeiros dias desse mês. Esta ocasião está assim associada à ideia de “rejuvenescimento das forças da natureza”, à pureza e ao renascimento.

Mas esta celebração de tradição agrícola também tem um carácter de cunho familiar, tais como as de homenagem aos familiares falecidos. O Qingming é desta forma e sobretudo uma festa dedicada aos antepassados, pilar e eixo da moral confucionista.

Durante os dias da festividade costuma-se ir aos cemitérios ou aos túmulos “espalhados” nalguns montes, enfim, para todos os locais onde estão sepultados os antepassados para prestar-lhes homenagem e culto. Limapam-se as campas e os arredores; e faz-se um piquenique junto à campa, partilhando desta forma uma refeição com o defunto. Na verdade, apenas os mais velhos o farão. Quando hoje falei com a geração mais nova (na faixa dos 20 anos), todos eles responderam que não a celebravam e alguns inclusivé desconheciam as tradições dos seus avós.

(Nas fotos em cima: o mesmo túmulo num monte, antes e depois da festa do Qingming.)

Mas esta celebração não é somente uma ocasião de culto: é igualmente o sinal anunciador da primavera. E a primavera é a época de lançamento de papagaios, sobretudo no Norte da China, onde há muito vento.

O papagaio poderá ter sido inventado há mais de 2300 anos, durante o período dos Reinos Combatentes (475-221 a. C.), por um marceneiro de seu nome Lu Ban (鲁班).
No entanto, há quem diga que Lu Ban terá “apenas” melhorado o design do papagaio que lhe terá sido dado pelo seu mestre Mo Zi (墨子) também conhecido por Mo Di (墨翟), um filósofo, este sim, inventor do engenho.

A finalidade da sua utilização era muito diferente da de hoje. De facto, mais do que um divertimento, o papagaio era inicialmente utilizado para fins militares.
Ao que parece, o primeiro imperador da dinastia Liang (梁朝) (502-557), Wudi Liang (梁武帝) terá utilizado um papagaio aqui mesmo em Nanjing, como “SOS”, para pedir ajuda quando veio ocupar a cidade.

Mesmo que cada dinastia tenha utilizado o papagaio de diferentes maneiras (uns serviram-se do engenho para elevar homens aos céus e espiar ou vigiar tropas inimigas; outros utilizavam-no como meio de propagação de propaganda) o certo é que o fim a que este se destinava era unicamente militar.

Mais tarde, também se começou a lançar papagaios com o propósito de pedir protecção às divindades. Quanto mais alto subisse o papagaio mais facilmente os deuses receberiam as solicitações. Os mais supersticiosos acreditavam ainda que estes lançamentos transportavam para o céu, toda a má sorte de um homem, afastando desta forma, a má influência dos espíritos malignos. Por essa razão, diz-se, nunca se deve pegar num papagaio encontrado no chão ou preso numa árvore.

O lançamento de papagaios terá começado a ser usado como divertimento durante a dinastia Tang (唐, 618-907).
E aí sim, encontraremos miúdos e graúdes a deliciar-se com esta actividade. Aqui em Nanjing tenho visto muitos papagaios deverás interessantes, não tanto pela envergadura ou beleza, mas sim pelas representações adoptadas (o bat-sinal do Batman, por exemplo).

A propósito, em Macau também se lançavam papagaios (em qualquer altura do ano) numa brincadeira a que se chamava de “corta-corta”. O fio do papagaio era revestido de cola e cacos de vidro. Os miúdos faziam “lutas” de papagaios cujo objectivo era cortar o fio do papagaio do oponente. Brincadeira que desapareceu completamente.

Para mais informações sobre esta festividade e em particular celebrada em Macau, vejam o artigo publicado no meu blogue anterior “Existir em Macau”: http://existiremmacau.blogspot.com/2007/04/festa-do-chingming.html

No comments: