Mar 14, 2009

Campanha Nacional Plantar Árvores - 植树节

Na China celebra-se, desde 1979, o Dia da Árvore no dia 12 de Março.

Em 1981, na realização do IV encontro do V Congresso da Assembleia Nacional Popular da República Popular da China, criou-se a “resolução sobre o voluntariado nacional da campanha plantar árvores” (关于开展全民义务植树运动的决议) que decreta que todo o cidadão com idade superior a 11 anos e inferior a 60 deverá plantar anualmente entre 3 a 5 árvores. Esta medida foi criada com o objectivo de reflorescer cerca de 20% do território até 2010.
De facto, de “voluntário” pouco tem esta campanha, pois na verdade, é sim uma obrigação/dever (obrigação/dever da comunidade). Por assim dizer, a população deve, de forma voluntária, contribuir à reflorestação nacional.

Anualmente, são biliões de árvores plantadas em todo o país (atenção, nem todas as árvores plantadas sobrevivem).

Muitas empresas, instituições e comunidades organizam actividades no sentido de levar os seus funcionários, estudantes, habitantes, comerciantes, etc. a plantar árvores em parques urbanos ou no campo.

A dimensão (em termos humanos) que esta actividade anual pode tomar é impressionante. Aqui perto de minha casa foram mobilizados esta manhã cerca de 20 autocarros (o equivalente a +/– 800 pessoas).
Toda esta gente veio plantar árvores numa reserva natural em Jiangning (江宁) nos arredores de Nanjing.

1 comment:

Carlos Nascimento said...

Olá!
Achei muito interessante esta campanha de plantar árvores da China e gostei também de conhecer algumas de suas curiosidades.
Parabéns pelo blog.
Abs.