Mar 23, 2009

Supermercados estrangeiros em Nanjing - 外国超市在南京

Em Nanjing podemos encontrar pelo menos 4 diferentes supermercados “estrangeiros”.
Todos eles oferecem uma vasta gama alimentar adaptada ao consumo local: produtos nacionais e locais, venda avulso superior àquilo que é costume na Europa, o peixe é vendido vivo, etc., mas também apresentam produtos importados tão desejados quando nos encontramos longe “de casa”.

Temos o americano Wal-Mart (沃尔玛) localizado em pleno centro da cidade, mesmo alí em Xinjiekou (新街口) no centro comercial Wanda Shopping.
Este supermercado está repartido em dois andares, sendo que no 1º andar encontra-se a secção alimentar e no 2º a não-alimentar: electrodomésticos, brinquedos, roupa, calçado, livraria, jogos de cama, produtos de higiene diária, produtos de limpeza, etc.
A área dos produtos importados é muito pequena. Diria até, ridicularmente pequena, limitando-se a um placar.
O Wal-Mart instalou-se na China em 1996.

Há o gigante francês Carrefour (家乐福) que tem dois supermercados nesta cidade. Um localizado em Daqiaonan (大桥南) e outro em Daxinggong (大行宫).
Aquele que eu descrevo em seguida é o que se encontra em Daxinggong.
Este supermercado é, curiosamente, subterrâneo. Encontra-se pertíssimo da biblioteca de Nanjing, na Praça do Povo.
Também dividido em dois andares, seguindo a mesma lógica do Wal-Mart, podemos igualmente encontrar produtos importados.
O Carrefour tem um parque automóvel subterrâneo.

O Carrefour instalou-se na China em 1995.

Temos igualmente o Auchan (欧尚), outro francês. Há pelo menos 2 supermercados Auchan, um em Nanjing, mais precisamente em Hanzhongmen (汉中门) e outro nos arredores, em Jiangning (江宁).
Irei aqui falar do recentemente inaugurado em Jiangning.
Aqui também encontraremos o supermercado construido em dois andares sendo a disposição dos bens alimentares e não-alimentares idêntica à dos seus concorrentes acima mencionados. No entanto, a disposição destes bens segue uma lógica mais funcional.
O Auchan tem um parque automóvel e um parque para motos e bicicletas.

O Auchan instalou-se na China em 1999.

Finalmente, há o alemão Metro – Cash and Carry (麦德龙). Instalado no centro de Jiangning (江宁), mais precisamente em Yuhuatai (雨花台), arredores de Nanjing portanto.
Nunca lá fui, por isso não posso falar deste supermercado. No entanto, o sistema é igual ao da Europa, ou seja, é preciso ser um cliente Metro (e para tal, ser comerciante ou retalhista) e adquirir um cartão Metro para podermos efectuar aí as nossas compras.

O Metro instalou-se na China em 1995.

Pessoalmente, gosto muito mais do Auchan do que dos outros. A carne é de qualidade superior; os frutos e vegetais mais frescos; temos aqui pão francês (a baguette. E boa, diga-se de passagem); os corredores e as prateleiras estão disponibilizados seguindo uma lógica coerente (contrariamente ao Carrefour e ao Wal-Mart onde é tudo muito confuso); a oferta em termos de produtos importados é maior (bem maior!) e a relação qualidade-preço é muito melhor aqui.
Para quem vive em Nanjing fica um pouco fora de mão mas há vários autocarros que param perto e a viagem de táxi rondará os 30 Yuans (cerca de 3 Euros).
Mas para mim, que vivo nos arredores, este é o que fica mais perto (40 minutos de autocarro) e, sorte minha, o melhor deles todos!

No comments: