Mar 21, 2009

O noticiário do Governo Central - 新闻联播

A Televisão Central da China (CCTV, sigla do nome em inglês) transmite diariamente às 19h em ponto o noticiário do Governo Central denominado por Xinwen Lianbo (新闻联播).

Acho sempre muito interessante assistir a este noticiário (mesmo que não perceba ainda muito mandarim).
Os apresentadores (geralmente dois, um homem e uma mulher) são já velhas figuras conhecidas dos chineses. A postura é impecavelmente irrepreensível, quase que não se movem e o discurso é dado sem qualquer tipo de emoção: nem um sorriso, nem uma graçinha.

O programa inicia-se sempre com as actividades do líder do Partido (em Portugal com o futebol) e, salvo raras exepções, nunca menciona incidentes nacionais (apenas as televisões regionais darão conta de alguns problemas nacionais ou locais).

Porquê que acho este programa interessante? Pelo teor das notícias, claro!
Em meia hora ficamos a saber como tudo está bem na China: os efeitos das políticas de estímulo ecónomico estão a ter resultados satisfatórios (num cenário de crise internacional, verifica-se cá um constante crescimento económico); os camponeses estão satisfeitos com os incentivos do Governo; a China reforça os inúmeros laços diplomáticos e de amizade com muitos países; o Governo presta especial atenção ao meio ambiente e ao bem social; o mundo elogia a China, por diversas razões; o povo tem o que comer; os tibetanos vivem felizes e no Xinjiang reina uma total harmonia.

O noticiário é também um dos canais privilegiado para a transmissão das directivas do Governo central. É transmitido 2 ou 3 vezes por dia (o mesmo noticiário) e em vários canais televisivos em simultâneo.

No comments: