Mar 26, 2009

Visas para a China - 中国的签证


As autoridades chinesas concedem vários tipos de Visa de acordo com a identidade do requerente, os objectivos da solicitação e o tipo de passaporte.


O Visa comum integra 8 sub-categorias, a saber: L, F, X, Z, G, C, J, e D.

Tipo L (turismo): concedido àquele que vem à China com propósitos turísticos, para visitar membros da família, ou por qualquer outro assunto de natureza pessoal. Permite uma única entrada, normalmente por um período de 30 dias.

Tipo F (negócios): concedido àquele que é convidado a dar ou participar em conferências, investigação; àquele que vem por motivos de negócio ou ainda intercâmbio cultural e estudos de curta duração. Válido para múltiplas entradas, por um período de até seis meses. Há necessidade de apresentação de uma carta convite de uma instituição chinesa. O visto poderá ser prorrogado por até três meses.

Tipo X (estudante): concedido àquele que vem à China por motivos de estudo ou estágio com duração superior a seis meses. Concedido mediante a apresentação de inscrição num estabelecimento de ensino aprovado.

Tipo Z (trabalho)
: concedido àquele que vem trabalhar na China em empresas estrangeiras ou em joint-venturas. Também atribuido aos membros da sua família. Requer a apresentação de carta da empresa empregadora.

Tipo G (trânsito): concedido àquele que está de passagem à China. Válido por um período menor do que sete dias.

Tipo C (tripulantes): concedido à tripulação de aviões, barcos bem como aos membros da família.

Tipo J (jornalistas): concedido aos jornalistas estrangeiros. O tipo J está dividido nas seguintes categorias: Tipo J-1 para os jornalistas correspondentes estrangeiros residentes na China e o Tipo J-2 para os jornalistas correspondentes em missão de curta duração no país. Concedido para permanência de até um ano (Tipo J-1) e para permanência de até trinta dias (Tipo J-2).

Tipo D (autorização de permanência): concedido àquele que reside permanentemente na China.

3 comments:

Mário Monteiro said...

parabéns pela nova iniciativa muitos parabéns mesmo!

Cyrano said...

Obrigado! Um abraço.

Irene Fernandes Abreu said...

Venho desejar-lhe os parabéns pelo excelente trabalho que fez no anterior blog e agora com este novo em que tem imensas informações úteis.
Moro em Macau há 17 anos. A minha filha decidiu ir estudar para uma universidade de Pequim e é claro, aqui de Macau, é um pulinho para qualquer ponto da China. O que conta sobre os cartões de crédito é bastante útil. Estamos sempre a aprender...
Felicidades!